Dia Mundial do Ambiente
- Clube Europeu
- 6 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
No dia 5 de junho foi proposto a todos os visitantes da página de Facebook do Clube Europeu e aos alunos do 10.º ano de Geografia A, no âmbito do desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais relacionadas com a gestão dos recursos marítimos, a recolha de notícias sobre problemas ambientais locais/globais e possíveis soluções. O mapa ainda está em construção mas já reúne informação muito pertinente sobre a qual todos devemos refletir, partindo do princípio de que as ações locais têm impactos globais!
O professor José Miguel Araújo brindou-nos com um poema maravilhoso sobre o tema:
AMBIENTE…(DIA MUNDIAL DO AMBIENTE)
Ambiente, Ousadia de quem se atreve a especular, Destaques delinquentes que matam o olhar, Sombras e paraísos que morrem ao acordar, Eminência crescente de te ver parar, Olhar ao fundo e perder a nascente.
Ambiente, Já não vestes a ilusão, Nem consegues a minha atenção… Já há muito que partiste em contramão, Como se o destino chorasse sem razão, Na sombra de um espelho aparente. Ambiente, Sei que estás a morrer diante de mim… O teu ser a tua natureza, Já não sinto nada que não seja incerteza, De ver a paz que trazes na destreza, De percorrer o mundo em tons de beleza, Ancorar no presente a amargura da tristeza, Despejar os sonhos que transportava na leveza, De te curar num sonho ausente. Ambiente, Ouve com atenção… Se morreres levas-me contigo e eu não, Se viveres eu morro e levo-te no coração, Se não te importares, empresta-me o teu chão, Sei que o tempo te ocupará a visão, Pago o preço da tempestade da minha geração, Consciente de que não te soube dar a devida atenção, Mas pronto para te deixar ocupar a salvação, De quem semeia a palavra no húmus da razão, Simplicidade que morre em toda a ação presente. Ambiente, Sussurro para sempre a paz da tua existência, Percorro o caminho que me leva à eminência, De te deixar paciente. JOSÉ MIGUEL ARAÚJO
Comentários